segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Você Sabe até Quando Pode Usar Suas Maquiagens???

Você tem aquele batom da YSL, MAC, CLINIQUE… Na bolsa há anos porque acha a embalagem linda e tem pena de jogar fora?
E o rímel HR, Lancôme, Dior… Comprado numa viagem única, que talvez nunca mais você fará outra semelhante, e já está mais do que seco, mas você guarda como relíquia e adora dar uma molhadinha nele com colírio só para usar na frente daquela “amiga especial e nojentinha”, você tem algum ainda?
Aaaah! E aquele blush super hiper mega lindo e foi uma edição especial, dificílima de achar, só que tem pelo menos uns 3 anos na sua bolsinha… Você quer que ele continue guardadinho?
Lamento, mas eles deveriam estar no lixo!
Essa duplinha rímel e batom é a campeã absoluta dos makes mais poderosos, só que infelizmente é campeã também no acúmulo de bactérias que podem trazer sérias infecções: impurezas encontradas num batom vencido podem ser facilmente ingeridas.
A vida útil de um rímel é de, no máximo, seis meses. Uma vez aberto, atrai incontáveis bactérias (a da conjuntivite, inclusive). Se você sentir coceira, dor nesse ossinho abaixo dos cílios, ardência ou os olhos lacrimejando, desconfie do seu rímel “relíquia” e jogue fora na hora. Existem outros vilões: Bases e pós também costumam trazer bactérias, que penetram na pele mais facilmente se houver espinha ou ferimento.
A questão é complexa. Os produtos trazem o prazo de validade estampados na embalagem, mas quem as guarda? 

"O tempo de vida útil dos produtos costuma ser inferior ao do prazo de validade."

Essa orientação também não deveria vir escrita em algum lugar?
Só que eu nunca vi, só estou sabendo agora. O rigor da legislação existe apenas quanto ao prazo de validade em si e não da vida útil do produto.
Os produtos de maquiagem contêm conservantes e outros ingredientes para que eles fiquem estáveis por um determinado período, isto é, pelo prazo de validade descrito na embalagem. A constante manipulação dos produtos, sobretudo aqueles que vêm nas apresentações líquidas ou cremosas, aumenta a possibilidade de contaminação, da ocorrência de alergias na pele e até mesmo de infecção por bactérias. Então, tome muito cuidado!

Você é daquelas pessoas que usam maquiagem esporadicamente e sendo assim os produtos duram por mais tempo?
Então você deve manter sempre os pincéis e todos os outros acessórios limpos. Não coloque a mão em contato direto com a maquiagem, porque isto muda o pH dos produtos e também facilita a proliferação de bactérias. Use sempre pincéis adequados pra tudo, e mantenha a maquiagem sempre guardada em boas condições , dentro de nécessaires, e bem longe de umidade – como no banheiro, por exemplo, e longe do calor excessivo. Não esqueça de manter a maquiagem longe de contatos diretos com pele, mãos, tudo que possa favorecer o surgimento de bactérias.

Sabe aquele resíduo da sombra em pó que sempre acaba entrando no nosso olho?
 
Esse resíduo é um perigo! Quando isso ocorre, o pH da nossa lágrima pode ser alterado, que tem função de defesa. A longo prazo, pode ocorrer uma mudança na flora da superfície ocular, o que nos deixa mais vulneráveis a infecções.

Você usa lente de contato? 
Então tome muito cuidado também, pois se algum produto entra na lágrima, pode ficar depositado na lente, que o retém e provoca uma liberação lenta das partículas.
A partir do momento em que o produto é colocado em uso, o contato com o ambiente e o manuseio constante o tornam mais sujeito à contaminação. Os cosméticos têm gordura, proteína e vitaminas, ou seja, são um meio de cultura.
O risco de contaminação após a abertura do produto depende muito da formulação, do tipo de embalagem e da maneira como ele é usado. Então observe se a maquiagem sofre mudanças na aparência, na cor, no cheiro ou na consistência. Se o produto ficou mais aguado, se ficou grudento, empelotando, mudou a cor ou o cheiro é sinal de que precisa ser jogado fora, precisa sair da sua gavetinha direto para a lixeira.

Se você tem o costume de deixar a sua maquiagem no banheiro, piorou!

O banheiro é uma ambiente propício ao crescimento de microrganismos, tem temperatura e umidade adequadas, para eles crescerem felizes e te contaminarem mais ainda.
Em geral alguns produtos contém uma grande quantidade de água e podem, pelo manuseio, acabar não devidamente fechados e sofrerem contaminação por microrganismos que normalmente está presente quando da ação de descarga com tampa aberta, facilitando a dispersão destes agentes no ambiente e contaminando de modo geral produtos e objetos ao redor, outros podem sofrer com a variação de temperatura do ambiente ou mesmo estarem expostos a luminosidade direta o que também causará alterações a preparação, em ambos os casos é evidente e até mesmo inerente o aparecimento de algum dano ao usuário do produto.

E você deixa a sua amiga usar sua make?
Sei que isso acontece muito, mas aí também mora um perigo, pois isso pode provocar contaminações como: conjuntivite (rímel, lápis na forma cremosa, delineadores) ou mesmo mesmo de vírus como da herpes (batons, gloss lápis).

Infelizmente, aqui está a vida útil de alguns produtinhos que nem sempre são “baratinhos”:
 

    (clique na imagem para ampliar)


Eu espero que você agora dê uma olhadinha básica na sua bolsinha, case e se tiver algum produto fora da validade ou com o aspecto diferente, meio trash… Joga fora no lixo!!!!

2 comentários:

  1. Ameeei...tenho um moooonte guardadass..mas da uma dó de jogar foraa...mas vamos fazer um limpa aki..bjoooss..

    ResponderExcluir
  2. Tem q se cuidar com isso... Pode ocorrer algumas alergias dependendo do produto.. Cuide-se com isso..
    Bjosss

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar, espero que tenha gostado. Assim que puder, retornarei. Bjos.