quinta-feira, 14 de abril de 2011

Dicionário Esmaltísticos

Quando comecei a ler blogs sobre esmaltes tinha uma dificuldade em saber alguns termos muito utilizados, mas como a maioria não tinha um dicionário eu ficava confusa...
E como não há coisa pior que não saber certos termos, pesquisei alguns e fiz uma pequena listagem.

Cobertura acetinada: É quando o esmalte fica meio fosco, mas não tanto quanto o efeito de um Matte.

Decoração: Vários enfeites (estrelas, trevos, corações, filetinhos ,meia-lua) misturados à uma base de suspensão (também pode ser chamado de nail art).

Efeito Jelly:
É o esmalte que tem uma cobertura, que mesmo seco, parece que ainda está molhado.

Esmaltes 2 em 1 ou Nakarados:
É uma mistura do acabamento perolado/cintilante com o acabamento cremoso em um único produto.

Esmaltes Artísticos: Algumas marcas ultilizam a designação artísticos para cores cremosas mais fortes e primárias (azul, amarelo, vermelho) e secundárias (verde, roxo e laranja) e mais espessas que o normal. Também usados para nail arts e carimbos de unhas.

Esmaltes Cintilantes/Perolados: São transparantes e deixam uma pelicula de cor que não cobre a unha mas deixa um brilho perolizado no esmalte.

Esmaltes Cremosos: Dão cobertura total à unha e a cor natural desta desaparece completamente.

Esmalte Duo-Chrome: São aqueles que mudam de cor conforme a luz. Geralmente ligam duas cores que se encontrem juntas na transiçao de cor, como verde e azul, roxo e rosa, etc.

Esmaltes Foscos: Similares aos cremosos ou metalicos mas sem brilho.

Esmalte Glitter: Contem purpurina no interior do esmalte, que além de cor deixam partículas brilhantes nas unhas. Podem ter base incolor ou da mesma cor do glitter. As partículas de glitter podem ser minúsculas ou grandes.

Esmaltes Holográficos: Refletem em si as 7 cores do arco-iris em cima de uma cor de base. São lisos na textura e cobrem a unha na totalidade.

Esmaltes Metálicos: Dão uma cobertura total à unha como os cremosos mas o brilho dele é metalizado, como se tivessem particulas de metal diluidas na cor.

Esmalte Neon: São mais fluidos que os cremosos mas não são transparentes e ficam com efeito marca-texto. Costumam brilhar no escuro.

Esmaltes Transparentes: Deixam uma fina camada por cima da unha mas não a cobre com cor. Usado para dar brilho às unhas, ou à algum outro esmalte de cor semelhante com acabamento cremoso. É muito comum nas manicures do tipo francesinha. São básicos e de fácil aplicação.

Matte: São coberturas que deixam o esmalte com efeito fosco. A grande sacada dessa cobertura é que ela não deixa o esmalte com aquela aparência de gasto, ela tira o brilho e deixa com um efeito aveludado.

Nail Art: é quando você decora a unha, faz desenhos, etc...

Removedor de esmalte: É melhor que a acetona pois não agride muito as unhas e não ressaca elas, evitando aqueles branquinhos.

Suave Cobertura: Intermediário entre o transparente e o cremoso.

Swatches: É quando se testa esmaltes de uma nova coleção, compara esmaltes... A ideia é mostrar como os esmaltes ficam nas unhas.

Top Coat: É uma cobertura que dá brilho ao esmalte e diminui a quantidade de bolinhas de ar. Também é conhecida como Roxinhos, pela sua cor ser um lilás quase transparente. Não é óleo secante.

Agora você já está por dentro dos termos! =)

2 comentários:

  1. Menina adorei
    Quanta informção ...ótima pedida

    Espero você no blog :D
    Tem post novo lá

    Beijos

    http://esmaltandomuito.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. To passando lah tb...
    Que bom que gostou!!!
    Bjosss

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar, espero que tenha gostado. Assim que puder, retornarei. Bjos.