quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Dicas de Saúde: Cuide bem do seu Coração



Temos que cuidar da nossa saúde e principalmente do nosso coração, que tem a função de levar o sangue oxigenado por todo corpo para que o organismo desenvolva as suas funções vitais. Só que ele é frágil e se não cuidar direito, podemos ter doença cardíacas, para que isso não aconteça, precisamos ter uma alimentação adequada para pelo menos diminuir o risco de ter essas doenças.

Selecionei algumas dicas que vão nos ajudar a cuidar melhor do coração e alertar a quem anda dando pouca atenção para ele:

Controle o sal: A maioria das pessoas gostam de uma comida mais salgadinha, mas o sódio que é encontrado no sal e em outros alimentos, principalmente dos industrializados, eleva a pressão arterial aumentando o risco de doenças cardiovasculares. A dica é que você antes de colocar “sal” na comida, experimente os condimentos naturais, como: Ervas, azeite, alecrim, manjericão, tomilho. Tenho certeza que elas darão um gosto especial e você vai diminuir o uso do sal.

Aumente o consumo de Vitamina C:   Se você comer feijão e junto tomar um copo de suco de laranja, você absorverá uma maior quantidade de ferro, e aumenta a saúde das artérias. Ao invés de comer doce de sobremesa, faça uma escolha inteligente, chupe uma laranja, tangerina, tome suco de acerola. Será uma ótima opção.

Como da boa gordura: Não estou me referindo aquela gordura que usamos pra fazer fritura e nem a do bacon, mas a gordura que há no azeite, na castanha, no abacate. Mas não exagere! Essa gordura boa pois são fontes de vitaminas lipossolúveis (A, D, E, K), participam da formação de hormônios e da nossa saciedade. Além disso aumentam o HDL (é uma forma uma classe de lipoproteínas de alta densidade que variam em tamanho e capacidade, e carregam colesterol dos tecidos do corpo para o fígado).

Coma chocolate amargo: Olha que felicidade! O chocolate amargo é um potente antioxidante e fonte de triptofano (que é precursora da famosa serotonina, o hormônio do bem-estar. Gente, eu tomava triptofano em pó pra dormir. Que soninho bom!). Comendo o chocolate amargo em pouca quantidade (20 gr por dia) além do bem-estar, o chocolate pode reduzir a obstrução dos vasos sanguíneos.

Consuma mais fibras: Frutas, legumes, verduras, farelo de trigo, arroz integral, macarrão integral. As fibras ajudam a prevenir vários tipos de câncer e nos limpam do excesso de colesterol do organismo.

Coma mais peixe: Os peixes gordos como o salmão, truta, atum, arenque, cavala e sardinha, que contém o ômega 3 (são ácidos graxos polinsaturados importantes para o bom funcionamento do organismo dos seres humanos).

Evite excessos: Coma menos, beba menos (álcool e refrigerante), evite doces, condimentos, temperos prontos. Escolha sempre alimentos naturais, que são importantes para o bom funcionamento do nosso organismo.

Beba no mínimo 2 litros de água por dia: Conforme a palavra de Deus diz: "A água é fonte de vida"
.
Essas foram algumas dicas para a gente cuidar melhor do nosso coração. Se você tiver mais alguma, é só colocar nos comentários, que no próximo post eu incluo.
Até a próxima...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar, espero que tenha gostado. Assim que puder, retornarei. Bjos.