quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Como Deixa os Pés Lisinhos e Macios?

No verão estaremos com nossos pés mais expostos e portanto precisamos ter atenção redobrada (embora esse problema não seja exclusivo desta estação do ano).
Não tem sandália que fique bonita com aqueles pés grossos (“hiperqueratose plantar”), rachados e ressecados.
O espessamento da pele é uma reação do corpo a alguns estímulos externos, seja ao atrito constante (com o calçado ou com o chão) ou ao excesso de carga (pressão exercida pelo aumento de peso do corpo sobre os pés). Portanto, a pele engrossar seria um mecanismo de defesa do organismo.
No entanto, além disso, também pode haver desenvolvimento de ressecamento, calosidades e áreas ásperas, ou mesmo rachaduras se for mais crônico.
A própria anatomia das plantas dos pés ou das palmas das mãos já predispõe esse processo: a camada superficial da pele é mais grossa, com maior quantidade de camadas córneas (células mortas queratinizadas). Além disso, nesses locais, temos menos glândulas sebáceas, o que predispõe a um maior ressecamento da pele em comparação a outras regiões do corpo.
Algumas dicas gerais sempre são importantes, embora possam não ser suficientes para deixar os pés do jeito que a gente sonha:

-Evite andar descalço em chão áspero.
-Não use sapato apertado e nem com salto muito alto. Isso pode estimular a produção de calos nas regiões de maior pressão.
-Evite usar calçados totalmente rentes ao chão. Precisa ter um apoio plano (um pouco mais elevado do que o resto da sola) no região do calcanhar.
-Sempre use cremes hidratantes nos pés
-Evite o uso exagerado e freqüente de lixa, pois haverá estímulo constante para deixar a pele da planta do pé ainda mais grossa. Além de piorar rachaduras.
-Substitua a lixa por cremes esfoliantes.
-Se você tem rachaduras, pontos de sangramento, coloração diferente da pele dos pés ou das unhas ou manchas nos pés, procure seu dermatologista.

Existem várias receitas caseiras que tentam deixar seus pés lisinhos, mas muitas pessoas podem considerá-las demoradas, trabalhosas (pois tem que deixar os pés de molho e preparar as substâncias que serão colocadas na água) e não muito tão potentes.
O ideal então seria dar preferência para os cremes prontos que contenham vários dos ativos a seguir, para que possamos agir nas várias frentes de batalha:
- Remover a camada da pele superficial e reduzir a espessura (que está muito grossa), tendo ação queratólitica, como por exemplo a uréia em alta concentração, ácido salicílico e/ou ácido glicólico.
-Hidratar de dentro para fora (e não apenas por fora), como por exemplo glicerina, ácido lático e uréia.
- Dar emoliência e restaurar a função de barreira da pele, como por exemplo óleo de groselha negra, óleo de semente de uva, ácido lático, vitamina E e alantoína.
- Proteger contra agentes externos (vento, sol, poeira etc.) e manter a umidade natural da pele, como por exemplo os derivados de silicones.
- Prevenir ou melhorar as fissura/rachadura, como por exemplo adicionando ativos cicatrizantes e anti-inflamatórios (calêndula, própolis, hamamelis, alantoína)
- Prevenir a infecção dessa rachaduras, usando por exemplo agentes antissépticos, com propriedades anti-micóticas e anti-bacterianas (oxiconazol).
- Deixar a pele com maciez e impedir que volte a ficar grossa e áspera, como por exemplo uréia e lactato de amônia.
Mas como, em geral, esses cremes prontos não contém todos esses ativos (ou esses ativos estão em concentrações fracas) para agir em várias vias, ou são cremes muito caros, podemos manipulá-los em farmácias de manipulação. Passe com seu dermatologista para maiores orientações.
Cuide sempre bem de seus pés e arrase nesse verão !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar, espero que tenha gostado. Assim que puder, retornarei. Bjos.