quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Dica de saúde: Alimentos que são Amigos das Mulheres


Devemos nos preocupar mais com a alimentação, já que a nossa pele reflete tudo aquilo que ingerimos. Devemos não só nos alimentar bem, mas também termos bons hábitos e assim um dia a dia cada vez melhor. Para facilitar nossa vida, nós mulheres somos privilegiadas, temos a maquiagem e os alimentos que são nossos amigos, sabia?

Todos os alimentos naturais são ótimos pra saúde, mas existem aqueles nutrientes essenciais para a saúde da mulher. São alimentos que evitam doenças como câncer de mama e útero, prisão de ventre, colesterol, diabetes, osteoporose, anemia, hipertensão, baixa-estima e endometriose.
Você pode achar que se alimenta bem, mas será que está consumindo os alimentos “Amigos da Mulher”? Esses alimentos podem nos deixar mais bonitas sem maquiagem e nos ajudar na longevidade.

Alguns alimentos amigos da Mulher são:
Aveia: ajuda no funcionamento intestinal, no controle do colesterol e da glicose, além de evitar a retenção de líquido. Contém silício, nutriente essencial para a saúde da pele, contra a celulite e anti-envelhecimento.

Castanhas: possuem gorduras insaturadas, que protegem o coração, reduzem o colesterol e retardam o envelhecimento dos tecidos. Melhoram os sintomas da TPM e reduzem a ansiedade. 

Azeite: aumenta o colesterol bom (HDL) e reduz o ruim (LDL). Além disso, diminui em quatro vezes o risco de artrite na idade avançada. É um dos melhores protetores do coração e ajuda no combate à ansiedade.


Abacate: contém gordura boa, como a do azeite, e ajuda no controle do estresse.

Soja: ajuda na reposição hormonal, sendo interessante para mulheres na menopausa. É, também, boa fonte de gordura insaturada e ajuda a diminuir as taxas de colesterol ruim no sangue.

Gergelim e couve: ricos em cálcio, aliviam as cólicas e o mau humor. 

Semente de linhaça: anti-inflamatório natural, também reduz as dores e a retenção hídrica. 

Frutas cítricas: contêm vitamina C, poderoso anti-oxidante, atenuando rugas, além de restaurar o brilho e a elasticidade da pele. Outros alimentos anti-envelhecimento: alho, cebola, salmão, azeite, castanhas e linhaça.

Ômega 3: reduz o colesterol ruim e tem ação anti-inflamatória, sendo indicado para artrite, fibromialgia, enxaqueca e outros processos inflamatórios. Está presente em peixes de águas profundas, como atum, salmão e sardinha. Entre as fontes vegetais, apenas linhaça e canola. 

Zinco: presente nas carnes, cereais integrais e iogurtes, é anti-oxidante, regenera os tecidos da pele, unhas e cabelos.


Fibras e Água: A constipação intestinal, quer dizer prisão de ventre, é uma queixa frequente nas mulheres. Para melhorar esse problema procure beber bastante água do que o seu normal. O ideal é beber pelo menos 2 litros de água, mas se você acha difícil, vá acrescentando aos poucos alguns copos de água por dia. Se você também aumentar o consumo de fibras naturas como verduras, legumes, frutas, cereais e grãos integrais, você terá um intestino trabalhando melhor e um corpo bem mais hidratado.

Inhame: O inhame é quase um alimento milagroso, pois ele ameniza as cólicas menstruais e outros sintomas das TPM. Além disso, o inhame estimula a libido (bom pra namorar!), reforça as defesas do organismo, e tem ação antiinflamatória, diminui o acúmulo de líquido e toxinas, evitando a celulite.

Morango: O morango é ótimo para a beleza, pois possui enzimas que bloqueiam as rugas por conter antioxidantes.

Chocolate meio amargo: O principal ingrediente do chocolate, o cacau, tem um antioxidante muito poderoso que aumenta a irrigação sanguínea, que retarda o aparecimento de rugas. O chocolate meio amargo também é rico em flavonóides que diminui a TPM.


Outros alimentos que combatem a ansiedade: salmão, ovo, soja e derivados, arroz integral, feijão, lentilha, alface, espinafre, azeite extra-virgem, linhaça, aveia, abacate, maçã, laranja, maracujá, banana, leite desnatado e derivados magros, oleaginosas (castanhas, nozes, avelã, amêndoa), chás como camomila, capim limão, erva cidreira e erva doce.


Dicas:
Abacaxi, vagem, castanhas, nozes, cenoura, folhosos verde-escuros, alho, nozes e centeio ajudam a combater não apenas a ansiedade como também a irritabilidade e a insônia. Já a linhaça, o óleo de linhaça, a banana, o salmão, a sardinha, a cavala, o atum, a lentilha, as nozes, o gérmen de trigo, o brócolis e o tofu auxiliam na melhora da TPM.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar, espero que tenha gostado. Assim que puder, retornarei. Bjos.