quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Papo de Mulher: Ciúmes do Passado



Em todos os relacionamentos existem ciúmes, seja em menor ou maior grau. Esse sentimento é até normal, mas a linha que separa o saudável do patológico é muito tênue, e é por isso devemos estar sempre atentas não só ao nosso comportamento, mas também no do nosso companheiro.

Algumas pessoas são tão inseguras em seus relacionamentos, que chegam a ter ciúme até do passado da outra pessoa, o que é compreensível, até certo ponto, pois é duro imaginar que a pessoa que você ama já teve outros relacionamentos, já beijou outras bocas, já transou, foi ao cinema, deu presentes, viveu momentos bons e desenvolveu sentimentos e teve desejos por um outro alguém.

Vendo desta forma, é natural sentir que o passado seja uma ameaça. Mas por outro lado, sentir ciúme de algo que já acabou e ficar cobrando do namorado detalhes dessas relações anteriores ou ter comportamentos possessivos, pode acabar fazendo com que o seu relacionamento se desgaste.

Hoje em dia é tão difícil encontrar alguém que nunca teve relacionamentos, que fica até sem sentindo ter ciúmes do passado. Assim como você já se envolveu com outras pessoas, é normal que seu namorado também tenha se envolvido. Por isso, se você tem ciúme do passado dele, aprenda a ter  bom senso e não fique pegando no pé dele por causa do que ele já viveu. Se ficarmos presas a esse passado, vamos deixar de cuidar do relacionamento, do presente e acabar atrapalhando nosso futuro amoroso.

É possível também que seu namorado tenha ciúmes do seu passado e isso significa que ele é inseguro. Nesse caso, ter uma boa conversa é fundamental, afinal, o seu passado não diz respeito ao seu namorado, pois vocês sequer se conheciam e não tinham nenhum vínculo. Nessa conversa, demonstre como essa implicância é desnecessária e que o que importa é o hoje, o presente, e que é com ele que você está e com quem pretende ficar.

Esse “pretender” é importante, pois por mais que você goste dele, lidar com um namorado inseguro e ciumento é desgastante e você merece bem mais do que isso. Um relacionamento saudável deve acrescentar em nossas vidas e nos fazer bem, então dar chance é legal, mas é importante dar um basta em situações que não nos trazem nada de positivo. Assim, se esse ciúme do passado estiver incomodando e uma conversa sincera não resolveu, não tenha receio de terminar.

Um ponto importante é caso esse passado, tanto de um quanto do outro, coloque em risco a relação. Relacionamentos anteriores mal acabados, ex que persegue ou que dá em cima, ou quando há sentimentos que não foram superados, ai há razão para se preocupar. É uma questão delicada, mas em vez de fazer da vida do outro um inferno, com demonstrações de ciúme doentio, questionamentos e querer detalhes, o ideal é conversar de forma honesta, para que a situação seja resolvida em comum acordo. Diálogo é sempre o melhor caminho!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar, espero que tenha gostado. Assim que puder, retornarei. Bjos.