quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Dicas de Saúde: Alimentos Antioxidantes



A maquiagem esconde várias imperfeições da pele, mas ela não é antioxidante. E você sabe o que é um alimento antioxidante? Sabe me dizer quais os alimentos tem essa função? Então vamos aprender um pouquinho sobre alimentos antioxidantes.

Antes de qualquer coisa temos que saber o que são os radicais livres.
Radicais livres são moléculas liberadas pelo metabolismo do corpo que podem causar doenças algumas degenerativas de envelhecimento e morte celular. No caso de uma grande quantidade liberada de radicais livre podemos ter o envelhecimento precoce e doenças como Parkinson, Alzheimer e outras doenças. Existem fatores externo que aumentam a formação dessas moléculas, a formação dos radicais livres como: bebida alcoólica, Raios X, poluição, fumo (cigarro), estresse, comidas com gorduras saturadas como frituras e outros fatores, mas esses são os mais comuns, os mais populares.

Então, existem alimentos antioxidantes que neutralizam os radicais livres. As vitaminas A, C e E,o betacaroteno, o licopeno, flavonóides, e minerais como o selênio agem com essa função de neutralizar os radicais livres e assim nos ajudam entre outras coisas a evitar o aparecimento das rugas e o envelhecimento precoce.

Quem quiser pode procurar um médico e pedir que esses alimentos antioxidantes sejam incluídos na vida na forma de alimento ou de forma química, tomando suplementos. Como Deus é perfeito, na nossa natureza encontramos esses alimentos antioxidantes.

Alguns Alimentos Antioxidantes:
Suco de uva – Contém resveratrol, que é um poderoso antioxidante. Age limpando os radicais livres do organismo, auxilia na prevenção de doenças cardiovasculares.
Tomate – Que é uma grande fonte de licopeno (que também ajuda a evitar o câncer , um antioxidante da família da vitamina A.
Frutas cítricas – como laranja, limão e tangerina que contém vitamina C, que age atuando contra o envelhecimento precoce. .
Chá verde – é fonte de catequinas e evita danos celulares e consequentemente evita o início do câncer, além de ser uma ótima dica pra quem quer emagrecer, já que ativa o metabolismo e assim queima um pouco da gordura.
Morango - que além de ser um alimento antioxidante, que evita as rugas, ele também aumenta a produção do hormônio leptina, que estimula o metabolismo e ajuda no emagrecimento.
Linhaça – que também contém ômega 3 e tem ação vasodilatadora, prevenindo as doenças do coração.
Cenoura – Contém betacaroteno que é um antioxidante, é um fotoprotetor celular e ainda evita o câncer de próstata.
Vegetais de folhas verdes – são oxidantes, evitam o aparecimento de rugas, são ótimos para o bom funcionamento do intestino e ainda ajudam no tratamento de doença neurológicas.

Esses são apenas alguns alimentos antioxidantes, pois a lista é enorme. O ideal é consumir sempre e de preferência em todas as refeições alguns alimentos antioxidantes.
Há tratamentos estéticos faciais e corporais que levam esses alimentos, já que muitos defendem que não só devemos consumir, mas também aplicar na pele.
Até a próxima...