quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Benefícios do Chá Verde



Aqui temos alguns poucos, bons e ricos benefícios do chá verde.

Em particular o chá verde, muito popular na China e no Japão, há pouco tempo começou a ser consumido com maior frequência no ocidente, tradicional consumidor de chá preto, devido tanto a uma tendência orientalista, quanto às propriedades anti-oxidantes do chá verde a ela atribuídas. Este chá é chamado de verde porque as folhas da erva sofrem pouca oxidação durante o processamento, o que não acontece com as folhas do chá preto.

Você sabia que o chá verde é diferente na sua preparação? 
A água não deve ferver, ao contrario dos outros chás, pois caso contrário as folhas acabam por ser cozidas e proporcionam um gosto amargo à bebida. O tempo de infusão também não deve ser superior a 3 minutos.

As virtudes medicinais do chá são de conhecimento milenar, especialmente o seu efeito estimulante. Sendo que hoje em dia, a ciência já comprovou as suas propriedades terapêuticas e cosméticas.

Benefícios do Chá verde para a saúde: 
- O chá verde, é um aliado da saúde por ser rico em flavonóides – substâncias antioxidantes que ajudam a neutralizar os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento celular precoce. Tudo o que queremos!
- O chá verde ajuda a diminuir as taxas de colesterol e ativa o sistema imunológico.
- O chá verde ajuda na prevenção do câncer! Ele é rico em bioflavonóides e catequinas, substâncias que bloqueiam as alterações celulares que dão origem aos tumores.
- O chá verde contem manganês, potássio, ácido fólico e as vitaminas C, K, B1 e B2, ajuda a prevenir doenças cardíacas e circulatórias por conter uma boa dose de tanino; o consumo diário deste chá diminui as taxas do LDL (colesterol que faz mal à saúde) e fortalece as artérias e veias.

Quer emagrecer? Toma chá verde!
O chá verde acelera o metabolismo e ajuda a queimar gordura corporal. E o extrato de chá verde, possui altas concentrações de antioxidantes como catequina, polifenóis e muitos outros compostos incluindo cafeína – pode aumentar a utilização de energia muito acima dos efeitos da cafeína pura.

Dentista tá caro? Toma chá verde!
- O chá verde ajuda na prevenção das cáries, têm ação anti-inflamatória e antigripal, ativam o sistema imunológico e regeneram a pele. 

Proteger a pele? Toma chá verde!
- O chá verde melhora o viço e vai proteger a nossa pele futuramente
- Por ser rica em tanino, substância com propriedades anti-séptica e adstringente, a planta é indicada também para limpar e equilibrar peles oleosas.
- O chá verde pode proteger contra os efeitos nocivos do sol. Foi descoberto que o chá, transformado em creme, melhora o sistema de defesa das células da pele contra os raios ultravioleta do tipo B, aqueles responsáveis pelo vermelho-pimentão. Ao reduzir a inflamação causada por essa radiação, o chá verde aumentaria a proteção contra o câncer de pele. A descoberta pode ser o ponto de partida para a produção de uma nova família de loções.

E para dormir… Que tal uma Xícara de chá verde?
- O chá verde verde pode neutralizar os efeitos neurológicos negativos da apneia. A Apneia está ligada ao surgimento de várias outras doenças, dificuldades cognitivas e vários riscos de acidentes.
- O chá verde ajuda na oxidação (morte mesmo) dos neurônios durante os episódios de falta de oxigênio causado pela apneia.

Não quer ter Mal de Parkinson mais tarde? Toma Chá verde!
- O chá verde contribui para evitar a doença de Parkinson. Essa doença é causada pela perda de neurônios produtores de dopamina, que controla os movimentos. Os antioxidantes do chá verde, ao reduzir a oxidação dos neurônios estariam contribuindo para a redução do avanço e prevenção da doença.

O chá verde é bom para saúde em geral!!

Se você tiver tiver mais alguma dica ou sugestão, pode dizer.
Até a próxima...

Um comentário:

Obrigada por comentar, espero que tenha gostado. Assim que puder, retornarei. Bjos.